Arquitetura
Praça do Mercado - Parque Realengo
2023
O mercado externo nasce de uma condição preexistente. Antes de seu desenho, moradores do entorno do parque já ocupavam esta esquina com pequenas construções de caráter comercial. Desta forma, o desenho que se desenvolveu diz muito mais sobre formas de pensar o desenho arquitetônico como estruturante de relações espaciais.
Ele é constituído por duas construções lineares e horizontais, com diferentes alturas, que se cruzam e conformam, por um lado, uma grande cobertura e, por outro, uma galeria de lojas. Se antes as lojas que constituíam a ocupação preenchiam o contorno da esquina, restando em sua frente apenas uma calçada estreita e uma via para carros, agora elas se abrem para um espaço de praça que comunica com o hall de entrada da comunidade do Ideal e o ponto de mototáxi. Implantados num formato de L, eles compõem uma grande praça pública que convida moradores a uma vivenciar o espaço, se utilizando dele de formas diversas.
——
Advocacy Territorial: Agenda Realengo 2030
Organização: Fundação Parques e Jardins
Concepção e Projeto Básico Urbanismo, Paisagismo e Coordenação de Projetos: Ecomimesis Soluções Ecológicas LTDA
Arquitetura: Ayako Arquitetura, Larissa Monteiro Arquitetura, Helena Meirelles Arquitetura, messina | rivas arquiteturas, zebulun arquitetura
Fotografia: Federico Cairoli
Equipe Complementar
- Gerenciamento: Ricardo Kawamoto
- Estruturas: Kleber Ribeiro
- Saneamento e Águas: Ana Kling
- Iluminação: Carlos Florido
- Geométrico, Pavimentação e - Terraplenagem: Leandro Vaz e Jorge Luiza da Silva
- Instalações Prediais: Paulo Roberto Silva
Projeto Executivo e Execução:
- Cone Engenharia
- Ecomimesis Soluções Ecológicas LTDA