Arquitetura
Casa Vargem Grande
2023
A Casa Vargem Grande lida com a topografia através da criação de uma espacialidade contínua, que se desdobra sobre a inclinação do terreno.
O projeto busca traduzir o relevo dentro da casa, dividida em 5 lajes escalonadas ligadas por um corredor-escada contínuo e aberto que garante a manutenção da vista que atravessa o terreno da frente até o fundo, onde há a reserva florestal do condomínio. Com o escalonamento das lajes, as visadas variam através do percurso, desdobrando-se ora para o a base do vale, ora para a reserva, ora para o pico das montanhas.
O módulo do tijolo BTC, junto à inclinação do terreno, determinou a dimensão das lajes e diferença de cota entre elas. Desta forma, o projeto foi cotado através de fiadas e blocos no lugar de centímetros e metros.
As fachadas laterais são cegas e estruturais em tijolo BTC - com exceção da janela da área de serviço - criando um eixo que conecta a reserva ao fundo da casa ao vale localizado à frente. Os planos garantem a criação de um pátio interior para o qual a casa se volta, fechando-se para o contexto adensado de suas laterais.
Para construir a sensação de uma casa de um pavimento só escalonado, uma cobertura leve metálica se apoia nas paredes estruturais de BTC das fachadas laterais e nos pilares redondos metálicos das fachadas frontais e de fundos. Este telhado contínuo faz uma inflexão na altura da terceira laje, abrindo a vista para o alto do vale e criando um mezanino.
O diálogo direto entre a casa e a topografia e o uso do concreto e blocos BTC refletem o peso da obra. A edificação é assentada no terreno, apoia-se sobre ele e garante que todos os quartos, sala e cozinha tenham acesso ao pátio e áreas externas. No fundo de cada laje, a construção toca a terra no encontro entre as vigas-pilares contínuas. Já a sua frente, sempre elevada, garante o fluxo de descida das águas, evita maiores recortes no terreno e possibilita a passagem de alguns animais pequenos que transitam entre as casas.
Projeto de residência unifamiliar
Teresópolis, Rio de Janeiro
161m²
Projeto: Carlos Zebulun + Juliana Ayako
Colaboradora: Larissa Monteiro
Gestão da obra: Amâncio Guilherme
Calculista estrutura de concreto armado: Paulo Marchesini
Calculista estrutura metálica: Vitor Alves
Execução da obra: Cunha Construções
Serralherias: Ronaldo Alves Ferreira
Vidros: Multividros
Marcenaria: Luciano Medeiros / Medeiros Planejados
Paisagismo: Gustavo Dias
Fotografias: Federico Cairoli